Projeto Aracruz Sustentável: eu apoio.

Olá ECOlegas! 
Tudo ambientalmente correto?

Como representante de uma empresa nova na minha cidade, é claro que eu deveria estar presente nas ações que fossem promovidas pelo poder público, afim de mostrar os meus serviços. Não menos importante, outro fator é a responsabilidade socioambiental que a empresa assume diante da sociedade.

Hoje vou falar do Projeto Aracruz Sustentável, com foco na coleta seletiva, e que me abriu portas para que eu pudesse aumentar minha rede de contatos e garantir algumas consultorias.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, as Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizam nos bairros mutirões de Coleta Seletiva.
As equipes percorrem as ruas do bairro visitando residências e comércios convocando os moradores ao estímulo e compromisso para o processo de separação dos resíduos recicláveis secos e limpos, despertando assim o compromisso de cidadania e a consciência socioambiental. Ao bater na residência do munícipe, a equipe entrega um folheto sobre o Projeto “Aracruz Sustentável”, informando os benefícios da coleta seletiva e da reciclagem do lixo.
“Além de gerar emprego e elevar a renda mensal para muitas famílias, este projeto vai aumentar a vida útil do aterro sanitário, fator fundamental para a melhoria de qualidade de vida do nosso município". (Equipe Setrans)
A correta destinação de materiais como vidros, plásticos, metais, embalagens longa vida e papéis também tem forte impacto na saúde de todos, pois possibilita diminuir a quantidade de animais que causam doenças, como ratos, baratas e o mosquito da dengue.

Como colaborar com a coleta seletiva?
A população de Aracruz pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papéis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.
Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico e fraldas.
Para evitar esses acidentes, a Setrans recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.

Fonte: http://aracruz.es.gov.br/noticia/8420/



Comentários